Secretário e diretora de turismo participam de encontro regional sobre o tema

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Braço do Norte, Murilo Bittencourt, participou, acompanhado da diretora de turismo Caroline dos Reis Ribeiro Maciel e do proprietário do Pesque e Pague do Simão Marcos Tenfen, do primeiro Encontro Regional de Mobilização sobre Cultura e Turismo, que ocorreu na terça-feira (17), no auditório do salão paroquial Nosso Senhor do Bom Fim, em Braço do Norte.

O encontro, que iniciou às 10 horas, contou com a participação dos sete municípios da regional de Braço do Norte (Armazém, Braço do Norte, Grão-Pará, Rio Fortuna, São Ludgero, São Martinho e Santa Rosa de Lima), além de delegações de Lauro Müller, Orleans e Gravatal.

Os representantes dos municípios tiveram a oportunidade de assistir a palestras, sobre projetos de parceria entre o governo do estado e municípios na organização e estruturação do setor turístico na região dos “Encantos do Sul”. A primeira palestra do encontro foi sobre “A Organização Regional do Turismo” com o secretário estadual de Turismo, Esporte e Cultura Valdir Rubens Walendowiski, que salientou a importância de se fazer turismo preservando a identidade dos lugares, lembrando as potencialidades e a diversificação de produtos considerados bons para o setor turístico e Santa Catarina e as dificuldades para organizá-los.

Na seqüência ocorreu a palestra “Regionalização e segmentações turísticas” com a gerente de Políticas de Turismo da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Elisa Wypes Sant Ana de Liz, seguindo com a palestra sobre “Sistema Nacional de Cultura” com o gerente de projetos da Fundação Catarinense de Cultura, Eugênio Lacerda. Encerrando com debates e encaminhamentos mediados pelo museólogo Robson Lunardi.

Representando o prefeito Vânio Uliano, Murilo considerou positiva a participação no evento, tendo em vista os projetos que atualmente são desenvolvidos no setor turístico em Braço do Norte. “Estamos trabalhando muito para desenvolver nossas potencialidades turísticas. Este encontro serviu para nos dar mais entusiasmo e ter a certeza que estamos no caminho certo, já que nosso potencial tem relação com os roteiros turísticos da região sul do Estado. Também realizamos trabalhos com o grupo de trabalho do Fórum Encantos do Sul”, relata o secretário Murilo.