Atividade integra jovens e idosos em Braço do Norte
Uma das atividades propostas para a comemoração dos 55 anos de Braço do Norte, já movimenta a melhor idade e os jovens braçonortenses. Os Jogos da Integração Social da Juventude e dos Idosos, que vão acontecer nos dias 19 e 20 de outubro pretende promover atividades intergeracionais, neste caso, a bocha.
Já os encontros entre os dois grupos tão diferentes, iniciaram no dia 21 de setembro quando um grupo de jovens, oriundos de várias escolas do município, participaram de um treino no Pavilhão de Bocha, no bairro Nossa Senhora de Fátima, onde tiveram aulas sobre o esporte com a turma da melhor idade coordenada pelo professor voluntário José dos Santos.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Murilo Bittencourt, responsável pela elaboração da Semana do Município, as atividades intergeracionais têm por objetivo proporcionar aos jovens e idosos a incorporação e reflexão sobre o fluxo da história, da interdependência das histórias de um e de outro, para reflexão sobre as diferentes trajetórias, experiências, valores e interpretações de mundo e de sociedade. “Já nesse primeiro encontro realizado, o cuidado e o carinho entre os participantes demonstram que a proposta da administração municipal com essa atividade, atinge mais do que o objetivo de aproximação do jovem com o idoso. Vemos a importância deste contato e o quanto integrar essas gerações minimiza a cultura de abandono e redimensiona o conceito de produtividade dos idosos. Já os jovens, através dessa atividade, podem protagonizar o zelo à sabedoria e experiência de vida dos idosos”, finaliza Murilo.
Já o prefeito diz estar satisfeito com mais essa atividade proposta para a semana de comemoração dos 55 anos de emancipação político-administrativa do município que acontece em outubro. “Considero este projeto um excelente ponto de partida para que possamos programar mais atividades que visam integrar as nossas crianças e adolescentes com pessoas de outras idades”, afirma.
Para ele, o projeto propicia colocar em prática o trabalho de socializar e preparar os adolescentes para exercerem atividades cidadãs em sua plenitude. “Nosso objetivo com a atividade proposta para a Semana do Município é justamente oferecer atividades de integração entre toda a população de Braço do Norte”, ressalta Vânio.