Beneficiários do Bolsa Família têm um mês para atualizar o cadastro e evitar suspensão do benefício

Encerra em 31 de outubro o prazo para que as famílias cadastradas no Programa Bolsa Família renovem suas informações junto à base de dados. Quem não fizer a revisão de cadastro poderá ter o benefício bloqueado em novembro.
De acordo com a secretária de Assistência Social, Francisca Leonel da Silva, o endereço e a renda dos beneficiários, escolas que os filhos estudam são exemplos de informações que precisam corresponder à realidade das famílias atendidas pelo programa. “Surge daí a necessidade de o cadastro ser atualizado a cada dois anos”.
Em 2009, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) bloqueou o benefício de 975.601 famílias que não atualizaram seus dados. A revisão cadastral é uma atividade anual realizada pelo MDS em parceria com os municípios. No início de cada ano, o Ministério identifica todas as famílias com cadastros sem renovação de informações nos últimos dois anos. Essa relação é disponibilizada para os gestores na Central de Sistemas da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania. As famílias identificadas também recebem avisos em seus extratos bancários de pagamento de benefícios.
Em Braço do Norte, a atualização do cadastro do Programa Bolsa Família é realizado no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), localizado na rua Anita Garibalde, 47, bairro São Francisco de Assis. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 18 horas sem fechar ao meio dia.