Inicia capacitação para cuidadores de idosos

Cerca de 30 pessoas iniciaram natarde quarta-feira, 14, a Capacitação para Cuidadores de Pessoas Idosas, oferecida gratuitamente pela Prefeitura de Braço do Norte, através do Centro de Referência da Assistência Social (Creas), da Secretaria de Assistência Social do município.

O curso, com duração de 40 horas, será ministrado nas quartas-feiras, durante 10 semanas, no período da tarde, na Acivale. Além de cuidadores, também participam trabalhadores do Sistema Único da Assistência Social (Suas), da Secretaria da Saúde e interessados.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Francisca Leonel da Silva, a intenção da oficina é capacitar pessoas para preparar o futuro dos idosos e gerar renda. “Queremos que todos aproveitem esta oportunidade e que possam também dividir a experiência com outras pessoas. O prefeito Vânio Uliano faz questão de que as secretarias realizem capacitações, pois, para ele, o conhecimento adquirido é inestimável”, comenta.

Ainda segundo a secretária, em dois anos de funcionamento do Creas, já foram registrados 20 casos de maus tratos com idosos. “Esperamos que o conhecimento adquirido aqui possa ser levado às pessoas e que os idosos possam ser tratados com todo amor, carinho e responsabilidade que é necessário”.

A primeira dama, Nicéia Voss Uliano, a secretária de Saúde, Lúcia Teresinha Giordani Volpato, a secretária da Família, Otília Meurer Dandolini e a vereadora Maria da Silva Kulkamp elogiaram a iniciativa e destacaram a importância do curso.

A capacitação é ministrada por Janete Felisbino, enfermeira, professora da Unisul, coordenadora da pós-graduação em ESF, mestre em Saúde do Adulto e Idoso e doutora em Ciências Empresariais.