Braço do Norte investe em capacitação profissional

O prefeito de Braço do Norte, Ademir da Silva Matos, juntamente com as secretárias da família e da assistência social, Zalene Niehues Matos e Angela Maria Candido, a coordenadora do CRAS, Bruna Freccia Felipe, o secretário de desenvolvimento econômico, Vanderley Petrowski e o presidente da Acivale, Silvio Bianchini, estiverem reunidos na noite desta segunda-feira, 5 de agosto, nas dependências da Acivale, para a aula inaugural do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, Pronatec.
O primeiro curso oferecido pela prefeitura de Braço do Norte, através do Senai foi para eletricista. A secretária de Assistência Social, Angela Maria Candido, ressaltou a importância da capacitação profissional. “A procura pelos cursos, promovidos pela secretaria, foi muito grande. Foram selecionados 25 alunos que estavam aptos a participar, esperamos que levem o curso até o final e aproveite essa grande oportunidade”.
O prefeito Ademir da Silva Matos destacou os esforços da prefeitura para incentivar a qualificação profissional. “Temos trabalhado para oferecer cursos profissionalizantes e implantar o Senai em Braço do Norte. Hoje, não oferecemos atrativos para novas empresas, e temos que, primeiramente, oferecer condições para as empresas já instaladas aqui. Para isso, temos que capacitar nossa mão-de-obra. Isto é o que estamos fazendo hoje aqui”, enfatizou o prefeito.
O presidente da Acivale, Sílvio Bianchini, parabenizou a iniciativa da prefeitura e sintetizou as ações da Acivale na luta pelo desenvolvimento econômico de Braço do Norte. “A Acivale tem lutado fortemente para qualificar a nossa mão-de-obra. Hoje temos um cenário peculiar, onde existe desemprego, mas nossas empresas possuem muitas vagas em aberto. Isso se dá, por um único motivo falta de qualificação profissional. Temos que levantar a bandeira da qualificação e lutar para trazer a Braço do Norte, cursos, institutos profissionalizantes e tudo que irá contribuir com o desenvolvimento de nosso município e região”. O presidente da entidade lembrou ainda que o curso, ministrado pelo Senai, deve ser valorizado e levado a sério pelos participantes. “Nada é de graça nessa vida. Não pensem que esse curso não é, de alguma forma, cobrado de todos nós. Ele é pago pelos nossos impostos e deve ser valorizado como uma importante ferramenta de ingresso no mercado de trabalho”, completou o presidente.
Para participar dos cursos do Pronatec os interessados devem estar devidamente cadastrados pelo Cadastro Único eou no seguro desemprego. Informações sobre outros cursos, através do CRAS pelo fone (48)36583732.