Caminhada contra abuso sexual reúne centenas em Braço do Norte
Cerca de 250 pessoas, reuniram-se na tarde desta sexta-feira para protestar contra todas as formas de abuso e exploração sexual infantil. A iniciativa é da administração municipal, através da Secretária de Assistência Social, Creas, Cras, CMDCA, SCVF e Conselho Tutelar.
A caminhada é alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Infanto-juvenil, marcado no dia 18 de maio. Participaram da caminhada, crianças da rede municipal de ensino, SCFV e Asacad. A violência sexual praticada contra crianças e adolescentes é uma violação dos Direitos Humanos.
As ações desenvolvidas pela prefeitura têm como objetivo não apenas discutir o problema, mas contribuir para a redução dos índices de violência contra menores, que possuem números alarmantes em todo Estado. “Temos que conscientizar nossa população sobre a importância da denúncia contra aqueles que cometem crimes deste tipo, bem como, sobre a importância da proteção de nossas crianças e adolescentes”, salientou Matos.
O Creas inicia na próxima semana a campanha “Carinho Estranho”, que tem como objetivo instruir de forma lúdica e didática as crianças na prevenção e na autodefesa do abuso e da exploração sexual. Através de teatro e contação de historias as crianças são instruídas a perceber o “carinho estranho”, aquele cometido com segundas intenções.
Como identificar um caso
Em grande parte dos casos de abuso, crianças e adolescentes podem apresentar interesse excessivo ou excitação de natureza sexual; problemas com sono ou pesadelo; depressão ou isolamento de seus amigos e da família; Negar-se a ir à escola; Rebeldia e delinquência; agressividade excessiva; comportamento suicida; mudanças subidas de conduta; terror, medo de algumas pessoas e lugares, entre outros.
Para denunciar casos disque 100 ou entre em contato com o Conselho Tutelar de seu Município ou Creas. Em Braço do Norte o número do conselho tutelar é (48) 3658.4699. O Creas atende pelo fone (48) 3658.7941.