Braço do Norte entre as 19 cidades do país com melhor indicador social
Realizada pela revista IstoÉ e a principal empresa de classificação de risco do Brasil, Austin Rating, uma pesquisa elegeu as melhores cidades do Brasil em 2015. Entre os 4.957 municípios de pequeno porte no país, Braço do Norte está entre as 100 melhores cidades do Brasil em 2015, e ainda, em 19º lugar com melhor Indicador Social. Uma grande notícia ao município que completa nesta quinta-feira, 22 de outubro, 60 anos de emancipação politico-administrativa.
A pesquisa foi publicada pela revista no anuário, ‘As Melhores Cidades do Brasil’, com mais de 300 mil exemplares em circulação, além de site com todas as informações, (http://melhorescidadesdobrasil.com.br/), e avaliou os mais de cinco mil munícipios brasileiros, dividindo-os em três categorias: Pequeno, Médio e Grande Porte.
Entre os 4.957 municípios de pequeno porte (com até 50 mil habitantes), cerca de 90% da totalidade, Braço do Norte ocupa a 95ª posição, como um dos melhores municípios do país e o melhor entre os da região do Vale. “Estamos trabalhando e planejando ações que irão ampliar este índice. Para se ter uma ideia, com a nossa obra de saneamento em quase 50% do município, reflexos positivos serão visíveis em inúmeros setores, primordialmente, em nossa saúde. Paralelamente a isso, temos melhorado nossa infraestrutura e qualidade nos atendimentos em todas as áreas. Temos muitos motivos para comemorar”, salienta o prefeito Ademir da Silva Matos.
A Revista IstoÉ e a consultoria Austin Ratings realizaram este levantamento com base em cerca de 500 itens, analisados em todas as 5.565 cidades brasileiras. “Queremos ajudar o Brasil a conhecer as experiências que estão dando certo, para que possam ser replicadas em todo o País”, diz Caco Azulgaray, presidente-executivo da Editora Três, responsável pela publicação da Revista Istoé.
A consultoria Austin Ratings passou os últimos cinco meses coletando e cruzando dados de todos os municípios brasileiros, com o objetivo de identificar aquelas ações que transformam o discurso das campanhas em práticas de sucesso. Para isso, foram escolhidos quatro pilares fundamentais para que um município tenha um bom desempenho em suas políticas públicas: os indicadores sociais, fiscais, econômicos e digitais.
No quesito social, Braço do Norte foi destaque, garantindo a 19ª posição. A receita de valorizar o tripé: Saúde, Educação e Social, tem dado certo e já colhe frutos, como o reconhecimento nacional de quatro de seus projetos. Entre eles, o projeto Carinho Estranho, Colcha de Retalhos e Despertando Talentos, no social e o projeto Remexa-se, na Saúde. Todos eles referências em suas áreas nos mais renomados congressos de cada seguimento.
No geral, entre os mais de cinco mil municípios, Braço do Norte ocupa a 449ª posição, como uma das melhores cidades do país, dividindo espaço com cidades acima de 200 mil habitantes. Entre os de pequeno porte, bons resultados também nos indicadores digitais, com a 29ª posição geral, a 25ª em Mobilidade Digital e 37ª em Acesso Digital ao Conhecimento.