Projetos da saúde são reconhecidos internacionalmente
Mais projetos realizados pela administração municipal são destaque e receberam o reconhecimento como modelo de boa prática. Desta vez, três projetos da Secretaria da Saúde foram selecionados para serem apresentados no “1° Simpósio Internacional de Promoção da Saúde: Diálogo com os Determinantes Sociais”, que acontecerá entre os dias 16 e 18 de novembro, no Centro de Ciências da Saúde – CCS, da UFSC, em Florianópolis.
O Simpósio é organizado pela Associação Brasileira de Enfermagem de Santa Catarina, e é voltado para a Promoção da Saúde e dos determinantes sociais em caráter internacional, bem como, também visa reforçar o intercâmbio entre pesquisadores da UFSC e da University of Toronto.
Dois dos projetos selecionados são idealizados pelo NASF. São eles, o Projeto Remexa-se, que atende as pessoas dos ESF’s, e tem o objetivo de promover a saúde através das atividades físicas, como a hidroginástica, fisioterapia, e caminhadas; e o Projeto GABE, que pretende resgatar os aspectos saudáveis de cada indivíduo, tornando-os cada vez mais autônomos. As atividades realizadas pelo projeto Remexa-se e pelo GABE, proporcionam a socialização, integração, e apoio físico e psicológico.
O terceiro projeto selecionado é o Guardiães de Gaia, que surgiu da alta demanda de encaminhamentos para a Secretaria de Saúde, de crianças que apresentavam sintomas de TDA/H – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Após a aplicação da metodologia no ensino público, as crianças em questão amenizaram os sinais citados, refletindo na qualidade do aprendizado.
Os melhores projetos serão premiados no Simpósio antes do enceramento oficial. Nos dias 16 e 17, a programação do evento inclui palestras sobre a saúde, debates, e oficinas.