A alegria de sorrir novamente
Um sorriso saudável, além de garantir a melhora da qualidade de vida, é um importante fator de ampliação da autoestima. Ou seja, aqueles que possuem um sorriso saudável são mais confiantes em si, mais alegres e não disfarçam a felicidade.
Assim sentem-se os pacientes do Programa Sorriso Saudável, realizado pela administração municipal, através da Secretaria de Saúde e garante a realização de implantes dentários, próteses dentárias e a colocação de aparelhos ortodônticos aos pacientes da rede municipal de saúde totalmente gratuitos.
Para a costureira aposentada, Maria Zenaide Souza Rocha, de 65 anos, o projeto é como uma benção. “Fui extrair um dente e me encaminharam para o tratamento. Precisava de quatro próteses e vou coloca-las hoje. Já havia feito um orçamento particular e era necessário um investimento de R$17 mil, um valor que eu jamais teria”, conta a aposentada.
Depois de feita a triagem de Zenaide foi constatada a necessidade de quatro implantes e em menos de um mês sua cirurgia já foi agendada. “Eu tinha constrangimento de sorrir na sociedade, porque sempre fui vaidosa. Sentia-me triste por não poder mais sorrir por vergonha. Nunca tive problemas de saúde, mas tinha esse problema com os dentes. Este projeto é uma benção de deus”, revela.
Além de participar do projeto, Maria Zenaide, já o indicou para outras pessoas. “Não paro do contar para todo mundo e já trouxe aqui uma amiga, que também vai ganhar novos dentes”, comemora a costureira.
Como participar?
Para participar, os interessados devem procurar o CEO, Centro de Especialidades Odontológicas, localizado no Centro de Braço do Norte, ao lado do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
A empresa, Santo Apolonia Odontomed Ltda, é a responsável pelos profissionais e pelos implantes, em contrapartida a administração municipal entra com a estrutura física e os serviços de triagem realizados pela equipe odontológica. O investimento é do Ministério da Saúde.
Além de Braço do Norte, apenas os municípios de Florianópolis e Joinville, oferecem serviço semelhante à população e nos casos destes municípios em parceria com universidades. Braço do Norte é a única cidade do Estado que oferta o projeto exclusivamente através da rede municipal.