Saúde tem projeto reconhecido nacionalmente

A administração municipal, através da Secretaria de Saúde, teve mais um de seus projetos selecionados como referência para a 13ª Mostra Brasil Aqui tem Sus 2016, que faz parte do XXXII Congresso do Cosemes, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina. O projeto selecionado foi Perder é Vencer, idealizado pelo NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família).

A equipe do Nasf trabalha em três eixos principais: alimentação saudável, atividade física e saúde mental, que surgiram a partir das análises dos índices epidemiológicos do município. O Perder é Vencer nasceu da correlação realizada com as principais causas de morbimortalidade ligadas ao excesso de peso, dessa forma o projeto busca trabalhar a alimentação saudável e consequente perda de peso.

O Perder é Vencer atende de forma longitudinal todo individuo com IMC aumentado, sendo a porta de entrada os ESF’s. Os indivíduos selecionados passam por avaliação antropométrica no início, meio e fim do projeto, sendo avaliado peso, altura, IMC, circunferência da cintura, do abdômen e quadril.

O projeto consiste em encontros quinzenais durante quatro meses para até 35 participantes. Os grupos são coordenados por nutricionistas, contudo há participação de educadores físicos, que auxiliam e orientam quanto à necessidade da prática de atividade física para obtenção de melhores resultados e também de psicólogos com o objetivo de amparar os participantes nos aspectos emocionais que envolvem a reeducação alimentar e o processo de perda de peso. Cada encontro do grupo corresponde a um módulo, onde diferentes temas são abordados, como nutrientes e rótulos alimentares.

Somente no ano passado, foram realizados quatro grupos divididos no período da manhã, da tarde e da noite, que em conjunto acolhiam 140 participantes.