Inovação: usuários da rede de saúde de BN contam com aplicativo gratuito para celular

Um novo conceito em gestão em saúde está surgindo na Prefeitura de Braço do Norte. A Secretaria Municipal de Saúde de Braço do Norte está implantando o Celk Saúde Cidadão, um aplicativo gratuito onde é possível que qualquer cidadão que tenha à mão um smartphone, um tablet ou um computador consiga informações dos seus procedimentos na rede municipal de saúde.

Para acessar é fácil. Basta baixar o aplicativo Celk Saúde Cidadão no celular ou tablet (Android ou IOS), ou acessar o site da Prefeitura de Braço do Norte (www.bracodonorte.sc.gov.br), no link Saúde Cidadão. Cadastre-se com o número do seu Cartão Nacional de Saúde e pronto.
A partir daí é possível acompanhar os seus dados, a disponibilidade de medicamentos e, até mesmo, o agendamento de consultas. “Estamos em fase de implantação. Os agentes comunitários de saúde já foram treinados e vão orientar os cidadãos a como proceder. Obviamente que as pessoas que não tem acesso à internet poderão continuar fazendo os agendamentos da forma tradicional, como de costume”, explicou o secretário de Saúde, Sérgio Fernando Domingos Arent.
A intenção, segundo o prefeito Beto Kuerten Marcelino, é facilitar a vida dos usuários. “Hoje praticamente tudo o que fazemos está em nossas mãos, a um clique, com nossos telefones. Então porque não facilitar a busca dos pacientes? Além disso, o serviço se torna mais rápido e as equipes podem trabalhar de forma mais prática. É muito vantajoso para todo mundo”, considerou.
No aplicativo é possível visualizar, quando o paciente tem consultas agendadas e fazer agendamentos, tratamento fora do domicílio, quais medicamentos disponíveis, localização e contato das unidades de saúde de Braço do Norte, solicitação de serviços, além do histórico de atendimento, histórico de vacinas, de medicamentos e de exames realizados. Também é possível responder uma pesquisa de satisfação, que servirá para ajustar serviços e atendimentos, quando necessário, e para demonstrar o contentamento da população com suas equipes das unidades de saúde.
Quem ficou com dúvidas sobre como baixar o aplicativo ou precisa de outras orientações pode solicitar auxílio aos agentes comunitários de saúde ou nas próprias unidades de saúde.