BN presente em reunião para debater sobre descontos indevidos de seguradoras

Os números cada vez mais expressivos de registros de conflitos de consumo envolvendo descontos indevidos de seguradoras, sejam eles em contas correntes ou nos benefícios de aposentados e pensionistas, foi tema de uma reunião entre Procons membros da Associação, representantes da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais – CNSEG, representantes das seguradoras mais reclamadas de Santa Catarina, bem como o professor de Direito do Consumidor, Ricardo Morishita.

O município de Braço do Norte esteve representado pelo coordenador do Procon Municipal, Laércio Guesser. O encontro ocorreu na sala de reuniões do Paço Municipal da Prefeitura Municipal de São José, na última semana.
Após a apresentação do modelo que está sendo implantado pelas seguradoras presentes na reunião, para a resolução dos conflitos que chegam aos Procons, bem como a explanação acerca do que vem ocorrendo em relação aos descontos indevidos de seguros nas contas dos consumidores, foi elaborado um projeto que será desenvolvido pelas seguradoras e a CNSEG durante o mês de março. “Ele será apresentado a nós em abril para posterior aplicação teste”, comentou Laércio.
A intenção é desenvolver um canal mais célere para a resolução dos conflitos de maior gravidade. “Como, por exemplo, contratos com assinaturas falsificadas (forma fraudulenta), ou contratos realizados de forma indevida sem a anuência ou conhecimento do consumidor”, explicou.
Laércio lembra que, os consumidores, principalmente os aposentados e pensionistas, ao adquirir qualquer produto relativo a assuntos financeiros, como empréstimo consignado, terão que ter muita atenção e cuidado no momento da aquisição ou contratação. “Ler o contrato antes de assinar, caso não entenda ou não fiquem claras as informações contidas no contrato, peçam orientação para um familiar ou alguém de extrema confiança, caso haja alguma desconfiança ou entendimento do contrato, a melhor escolha é não assinar ou contratar o mesmo”, orientou.