Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) em Braço do Norte

Reuniões são realizadas com agentes culturais

A Prefeitura de Braço do Norte, por meio do Departamento de Cultura, Turismo e Empreendedorismo da Secretaria de Planejamento Urbano, Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo, realizou, nos meses de maio e junho, reuniões com agentes culturais a fim de apresentar a política cultural PNAB.
A primeira oitiva foi realizada no dia 29 de maio, no período de manhã, na sede da Acivale, com fazedores de cultura das mais variadas áreas. Nela, o propósito foi apresentar a PNAB, demonstrar o recurso recebido pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (MinC), ao Município, que é de R$ 255.363,17 e elaborar o Plano Anual de Aplicação dos Recursos (PAAR).
O referido Plano centra-se em detalhar a distribuição do valor recebido em projetos diversificados, que é uma exigência do MinC, cujo prazo para elaboração era até o dia 31 de maio. Contudo, após solicitação de muitos gestores públicos culturais, o MinC prorrogou a data. Com isso, a Secretaria ampliou a discussão, com vistas a possibilitar a integração de mais agentes culturais.
Assim, no dia 11 de junho, ocorreu a segunda oitiva, também realizada na sede da Acivale, contudo, no período noturno. O foco foi apresentar novamente os objetivos e finalidades da PNAB, refletir acerca da proposta do PAAR, e tecer, em linhas gerais, os itens necessários à elaboração de propostas com qualidade a fim de participar e concorrer aos futuros editais. Também, foi dialogado a respeito da importância dos processos de inclusão social e medidas de acessibilidade nas propostas. Com ampla discussão e muitas sugestões, o PAAR foi revisto e aprovado pelos presentes.
Na sequência, a gestão pública, representada pelo diretor de Cultura Alexandre Frazon, e pela técnica Caroline dos Reis Ribeiro Maciel, tratará da tramitação da elaboração de edital, além da oferta de capacitação aos agentes culturais na elaboração de projetos.

Arquivos