Samu de Braço do Norte já está em novas instalações

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu está funcionando desde esta quinta-feira (11) em um novo local. Passou a funcionar na Rua Nereu Ramos, 1874, ao lado da Secretaria de Saúde do município, no Centro. O imóvel de dois pavimentos deu mais espaço para as equipes do Samu realizarem seu serviço. Prefeitos, vereadores e secretários de saúde de alguns dos municípios atendidos pelo Samu de Braço do Norte prestigiaram a solenidade de inauguração, ontem, às 17h. O presidente da Câmara de Vereadores de BN e ex-secretário de Saúde do município lembrou, em seu pronunciamento, que a atual ambulância do Samu estava designada para trabalhar em Araranguá, mas quando soube, com o apoio dos demais municípios da Amurel, conseguiu trazer o veículo para o Vale e também implantar o serviço na região. A secretária de Saúde de Braço do Norte, Lúcia Terezinha Giordani Volpato, agradeceu o empenho que os funcionários do Samu vem dedicando em suas atividades e também pediu aos prefeitos e secretários municipais de Saúde presentes para que sejam pontuais no repasse de verba que cabe a cada um. “A continuidade do serviço depende de todos nós”. Um funcionário do Samu leu um pequeno histórico da atuação e situação do Samu de Braço do Norte e também agradeceu à secretária de Saúde e ao prefeito pelas novas instalações conquistadas. Em seu pronunciamento, o prefeito Vânio Uliano elogiou a atuação dos profissionais do Samu e pediu empenho que seja dada continuidade ao bom atendimento à população. “Além da responsabilidade natural que vocês já têm com as pessoas que socorrem, vocês representam as administrações municipais das cidades onde atendem”, garantiu.

O Samu

O Samu de Braço do Norte foi implantado em 2006 para atender ao próprio município, mais os municípios de Grão Pará, Rio Fortuna, São Ludgero, Gravatal, Armazém, São Martinho e Santa Rosa de Lima. A equipe é composta atualmente por quatro técnicos de enfermagem, cinco motoristas-socorristas e uma coordenadora. A Unidade de Suporte Básico – USB é equipada para atender casos clínicos, traumáticos de urgência e emergência e de transferência inter-hospitalar. Desde a implantação teve 4.430 ocorrências, com média mensal de 73 atendimentos.