Comunidade elenca prioridades da educação, cultura e esportes para o PPA

Dois temas reuniram mais de 70 pessoas na noite de ontem, segunda-feira, dia 22, no Centro de Convivência dos Idosos, no bairro Santa Augusta em Braço do Norte.

Professoras, diretoras, representantes de escolas estaduais, do governo do Estado, de entidades do município (Acivale e Associação de Pais e Professores das escolas), participaram da preparação das prioridades da educação, esporte e cultura, que serão apresentadas na tarde de hoje, terça-feira, dia 23, durante a elaboração do Plano Plurianual (PPA), que ocorre a partir das 16 horas, no auditório da Câmara de Vereadores de Braço do Norte.

Conforme a secretária da Educação, Cultura e Desporto do município, Cristini Kuerten Maia, que foi auxiliada pelo diretor de esportes Rafael Cordioli, os itens foram elencados de acordo com a realidade financeira do município. “A criação da Casa da Cultura, a construção de um novo ginásio, ampliação e reforma de espaços escolares da rede municipal e reforma, adequação e construção de Centros de Educação Infantil (CEIs), foram alguns itens listados”.

Conae também foi tema de reunião

O outro tema abordado foi a realização da etapa municipal da Conferência Nacional da Educação (Conae 2010), que será realizada na tarde de 8 de julho, no Centro de Convivência do Idoso, no bairro Santa Augusta, em Braço do Norte.

Segundo a secretária da Educação, Cristini Kuerten Maia, o documento referência está pronto, porém, a comunidade escolar deve se unir para discutir e levar novas propostas. “Auxiliaremos na construção da política pública que regerá a educação para os próximos 10 anos. Hoje, o sistema que rege a educação foi elaborado em 2.000 e o que ajudaremos a preparar irá substituí-lo”, explica.

A comissão organizadora está montada. A etapa municipal é a única que permite a participação popular. Nas etapas regional, estadual e nacional apenas delegados eleitos participam. “A organização estadual dividiu os eixos por SDRs, e Braço do Norte acabou ficando com o terceiro, a Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar, eu tem 11 colóquios. Estimamos a participação de cerca de 300 pessoas. A presença dos pais também é muito importante”, enfatiza.

Para dar mais ênfase aos trabalhos, a reunião terá a presença do palestrante Wilson Schmitd, professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e membro da Conae/SC.

Mais informações no site www.portal.mec.gov.br/conae.