Peti de Braço do Norte realiza Semana de Combate ao Trabalho Infantil

Uma semana dedicada a atividades físicas e mentais, para despertar a consciência de todos sobre a importância de combater o trabalho infantil. Foi esta a experiência vivida por 86 crianças e adolescentes de seis a 14 anos, participantes do Peti, na última semana para comemorar e lembrar a população sobre o dia 12 de junho, dia Mundial e Nacional de Combate a exploração e ao Trabalho Infantil.

Já na segunda-feira, dia 7 de junho, as crianças participaram de uma abertura onde foram apresentados cartazes com frases sobre o assunto, encerrando o dia com apresentações de danças. Na terça, todos tiveram a oportunidade de assistir a palestras sobre adolescência, respeito e responsabilidade. A quarta-feira foi dedicada às atividades esportivas, sendo que na quinta-feira a programação ainda contou com brincadeiras educativas. Encerrando a semana, na sexta-feira, um passeio e atividades ocorridas no Centro Comunitário Imaculada Conceição, no bairro Lado da União.

Hoje o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) é o principal programa de ações socioeducativas, para retirar crianças e adolescentes do trabalho precoce ou que estejam com seus direitos violados, existente na cidade de Braço do Norte. “Cabe a nós, que estamos envolvidos diretamente com essas crianças e adolescentes, criar maneiras e meios para divulgar e conscientizar nossa população sobre os males que o trabalho infantil causa, garantindo dessa forma o que os direitos sejam preservados especialmente o direito a educação”, explica a secretária de Assistência Social, Francisca Leonel da Silva.

Já o prefeito Vânio Uliano afirma que sua administração está comprometida com o combate ao trabalho infantil. “Todas as ações e esforços para apoiar o Peti e outros programas que garantam os direitos da criança e adolescente terão prioridade na administração municipal. Para nós todos os dias são dias de combater o trabalho infantil e fazer valer os direitos das crianças e adolescentes da nossa cidade”, garante Vânio.