Palestra esclareceu sobre problemas renais

Uma verdadeira aula sobre rins, hipertensão e diabetes foi ministrada na noite de ontem, segunda-feira, dia 21, no Salão Paroquial de Braço do Norte, pelo médico José Aluísio Vieira, o doutor Xuxo, médico nefrogolista, pioneiro nos transplantes renais em Santa Catarina e criador e presidente da Fundação Pró-Rim de Joinville.
A palestra, promovida pela Secretaria de Saúde de Braço do Norte em parceria com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais da Comarca de Braço do Norte (Siscob), teve o intuito de esclarecer as principais dúvidas sobre doenças renais.
Para o prefeito Vânio Uliano, a palestra do doutor Xuxo foi fundamental. “Sabemos que ele é um médico muito bem conceituado, um dos melhores na sua área. As explicações foram ótimas”.
Doutor Xuxo, nasceu em Joinville e é formado pela Universidade do Paraná (1966). É membro da Academia Catarinense de Medicina, também é presidente da Associação Brasileira de Diálise e Transplantes (ABCDT), com sede em Brasília. Trouxe para Joinville a primeira máquina de hemodiálise. Criou a primeira UTI de Santa Catarina (HMSJ – Joinville). Foi membro da Comissão de Construção do Hospital Regional Hans Dietter Schmidt. Exerceu as funções de diretor clínico dos hospitais Regional e São José de Joinville. Foi médico interno do Martland Hospital do New Jersey College of Medicine, em 1969, e residente em Medicina Interna e Nefrologia do Veterans Administration Hospital de New Orleans, Louisiana, USA. Foi também médico do Staff da Tulane University na mesma cidade na década de 70.

Palestrante é recebido no gabinete

Antes da palestra, doutor Xuxo foi recebido pelo prefeito Vânio Uliano, pelos vereadores Maria da Silva Kulkamp, Cléber Manoel da Silva, Jordão Walter Santana, Nilvado Ricken e Ronaldo Fornazza, pela secretária de Saúde Lúcia Teresinha Giordani Volpato e pelo presidente do Siscob, Wilson Manoel Altoff.
Segundo a secretária de Saúde, atualmente oito braçonortenses vão mensalmente a Joinville para tratamento na Fundação Pró-Rim.