Braço do Norte anuncia avanços para habitação

Braço do Norte tem avançado na elaboração dos requisitos que determinam o prazo para apresentação de leis locais de habitação que encerra no final do mês de junho.
Conforme informações da Secretária de Assistência Social, Francisca Leonel da Silva (Quinha), o município já criou o Conselho Gestor de Habitação de Interesse Social, que é formado por representantes do governo e da sociedade civil organizada, já instituiu o Fundo Local de Habitação de Interesse Social, inclusive com o item orçamentário para investimento na política local de habitação e já elaborou o Plano Local de Habitação de Interesse Social (Phlis), que passou por etapas, sendo que a primeira foi a proposta metodológica, a segunda foi o diagnóstico habitacional e a terceira etapa foram as estratégias de ação habitacional. “As três etapas já foram cumpridas pelo município e o último caderno está em fase final de análise pela Redur/Caixa Econômica Federal de Criciúma e nós estamos aguardando a análise e o posicionamento da Caixa”, lembra a secretária.
Aproximadamente 680 famílias estão cadastradas no setor habitacional da Secretaria Municipal de Assistência Social para inclusão em programas habitacionais do município. “A meta é atender o maior número possível de beneficiários cadastrados nas modalidades habitacionais que a Prefeitura está pleiteando junto ao Governo Federal, através da Caixa Econômica Federal. Já está sinalizado para o município, o Programa Carta de Crédito (Operações Coletivas) que será desenvolvido, em parte, com o Programa Prestação de Serviços de Assistência Técnica para a Habitação de Interesse Social. Outra informação importante é que o plano prevê que o município, deve adquirir um terreno e as todas as casas devem serão construídas em regime de autoconstrução onde os próprios moradores, acompanhados de profissionais especializados, constroem suas casas”, encerra o prefeito Vânio Uliano.