Prefeito recebe abaixo-assinado para implantação de coleta seletiva
O prefeito de Braço do Norte, Vânio Uliano, reuniu-se nesta semana, em seu gabinete, com a diretora do Centro Educacional Alpha Ideal, Amanda Mazon Fraga Bianchini, e recebeu um baixo-assinado, produzido pelos alunos, contendo 1.650 assinaturas de pessoas favoráveis a implantação de um projeto de coleta seletiva de lixo no município.
Vânio explicou à diretora que o município iniciou, há um ano, estudos e trabalho de pesquisa, que estão em fase final, de um projeto que implantará a coleta seletiva, a triagem e compostagem do lixo em Braço do Norte.
Segundo o prefeito, hoje todo o lixo produzido no município é recolhido por uma empresa e levado para o aterro que fica entre Capivari de Baixo e Laguna. “A implantação deste projeto trará diversas vantagens, tanto na resolução dos problemas ecológicos, como na questão econômica. Está previsto no Projeto de Lei, que será enviado à Câmara de Vereadores, que a empresa contratada instalará no município um centro de triagem e compostagem, que deve gerar cerca de 40 empregos diretos. Sem contar que o município poderá requerer créditos de carbono que serão destinados ao Fundo Municipal do Meio Ambiente e usados para financiar projetos na área de recuperação da natureza, em especial a revegetação das margens dos rios e a proteção de nossas nascentes”, destaca o prefeito.
Vânio afirma que a administração trabalha na busca pela criação de uma política de resíduos sólidos que englobará programas como a coleta seletiva de lixo e dará o destino correto ao lixo. “Este projeto é essencial e estamos felizes com o recebimento deste abaixo-assinado, pois isto nos mostra que estamos no caminho certo, pois só conseguiremos algum resultado com o envolvimento da comunidade nos projetos ambientais”.
Resíduos serão gerenciados de forma integral e direta
Para o secretario de Governo e Cidadania (Planejamento), André Leandro Richter, a gestão responsável e sustentável dos resíduos sólidos urbanos nas cidades brasileiras é, atualmente, um dos grandes desafios enfrentados pelo poder público, especialmente no âmbito municipal. “Depois de pesquisas e de um trabalho intenso de toda a equipe da Secretaria, determinado pelo prefeito, chegamos à conclusão que o melhor será gerenciar os resíduos de forma integrada e direta, até para evitar problemas ambientais futuros, buscando articular ações normativas, operacionais, financeiras e de planejamento, apoiadas em critérios sanitários ambientais e econômicos para coletar, tratar e dispor o lixo da nossa cidade, empregando as técnicas e tecnologias mais compatíveis com a realidade local”, explica.
Conforme André, a partir da aprovação do Projeto de Lei, ações serão feitas para efetivar a redução, a reutilização e a reciclagem buscando dar o destino correto ao volume de resíduos gerados. “É neste contexto que aumenta a importância da manutenção do programa de coleta seletiva de lixo, da instalação de um centro de triagem e compostagem, além, é claro, do aumento das atividades de educação ambiental”, salienta.
André explica que com a aprovação da Lei o primeiro passo do projeto de coleta seletiva é a realização da contratação de uma empresa que irá realizar a instalação do centro de triagem e compostagem do lixo e, em paralelo, uma campanha informativa à população, para alertar sobre a importância da reciclagem, orientando as pessoas para que separem o lixo em recipientes diferenciados, buscando a preservação da paisagem, a economia de recursos naturais e a redução do impacto ambiental.