Secretária de Saúde reúne médicos e enfermeiras dos ESFs de Braço do Norte

A secretária de Saúde de Braço do Norte, Lúcia Terezinha Giordani Volpato, reuniu, na manhã desta terça-feira (14), na Secretaria de Saúde, as equipes de médicos e enfermeiras, que integram o Estratégia Saúde da Família (ESF). O encontro teve como principal objetivo a integração entre as equipes de saúde da família que atuam nos bairros e interior do município.
A secretária iniciou a reunião agradecendo a presença de todos e salientou a importância do encontro já que segundo Zinha, como é conhecida a secretária, boa parte dos médicos que atuam nos ESFs de Braço do Norte são novos. “Quero antes de tudo, agradecer a presença de todos nessa manhã e dizer o quanto é importante integrar as equipes dos ESFs de nossa cidade, isso faz com o trabalho tenha mais eficácia e qualidade, e é isso que buscamos para todos os usuários. A troca de informação entre
as equipes é imprescindível”, disse Zinha.
Outros assuntos de relevância foram debatidos durante o encontro, entre eles a revisão da lista de medicamentos para a farmácia básica, a adequação de alguns serviços básicos ao protocolo de Manchester, sistema este que utiliza um protocolo clínico que permite classificar a gravidade da situação de cada doente que recorre ao ESFs, permitindo atender, em primeiro lugar, os doentes mais graves e não, necessariamente, quem chega primeiro.
Para a coordenadora das equipes dos ESFs de Braço do Norte, Chrysler Mendes Wessler, encontros como estes são importantes para que a secretária de Saúde possa verificar como andam os trabalhos nos bairros e discutir questões como as dificuldades encontradas por cada um desses profissionais, buscando dessa forma a solução para os problemas. Chrysler informou ainda que reuniões mensais devem ocorrer nos ESFs, sendo que já está previsto em Lei que, pelo menos, por um período todos os messes a equipe deve se reunir para fazer um levantamento do trabalho.
Participaram do encontro do ESF São Basílio a médica Ana Paula Passim e a enfermeira Luciane De Biasi, do ESF Nossa Senhora de Fátima vieram a médica Susanne Angulski e enfermeira Maria Isabel Muller Medeiros. Já o ESF do Travessão foi representado pela médica Thammy Dacoréggio e pela enfermeira Camila Medeiros Kindermann, dos ESFs do Interior vieram a médica Mônica Scierca e a enfermeira Marli Willemam, o ESF Rio Bonito foi representado pelo médico Valter Eduardo Kerber, enquanto o ESFs São Francisco e Floresta foram representados pelas enfermeiras Samanta Teixeira Barros e Tânia Lunardi Maia, respectivamente, enquanto o ESF União foi estava representado pela médica Talita Pereira e pela enfermeira Elizete Wogt Kulkamp.