Software irá integrar secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação

Está em fase de implantação, na Prefeitura de Braço do Norte, o software Gestão da Ação Social, um sistema de informação social que gera um banco de dados, registrando todas as concessões de benefícios na rede socioassistencial do município.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Francisca Leonel da Silva (Quinha), a intenção do software é integrar os departamentos da Prefeitura que exercem papel assistencial como Centro de Referência da Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializada da Assistência Social (Creas), Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Associação de Apoio à Criança e ao Adolescente (Asacad) e secretarias da Saúde e da Educação.

Segundo Quinha, o software Gestão da Ação Social é uma ferramenta que permite aos profissionais da assistência social saberem, em tempo real, quantos atendimentos foram feitos no dia, mês ou qualquer outro período, bem como, se o munícipe foi ou não atendido e qual o encaminhamento dado. “Além disso, teremos centenas de outras informações cadastradas que permitem tomadas de decisões com maior agilidade. O programa ainda controla custos, permitindo relatórios estatísticos e outras informações que são de extrema importância para o desenvolvimento do trabalho da rede socioassistencial”, destaca.

Para a secretária, quem está mais entusiasmado com o programa é o prefeito Vânio Uliano, que aprovou e incentivou o processo de informatização e que terá acesso ao sistema.

Habitação é um dos módulos

O programa trás ainda um módulo específico para a habitação. Conforme a secretária Quinha, a ferramenta modificará o controle feito pelo município, em sua maioria manuscritos ou digitados em forma de texto, onde não oferecem a mínima automação de resultados.

A secretária reforça ainda que para os munícipes usuários da Secretaria de Assistência Social, os ganhos são enormes, já que o histórico estará sempre completo em tempo real. “Suas solicitações ficam todas registradas num mesmo local, podendo ser acessadas a qualquer tempo, documentos como carteirinhas, declarações ou recibos e outros saem impressos pelo próprio sistema, configurados conforme solicitação do município, não havendo mais necessidade de impressos gráficos, dentre tantas outras facilidades. Enfim, teremos o máximo de informações possíveis no mínimo de tempo dispensado”.