Braço do Norte realiza Conferência da Assistência Social

A Secretaria de Assistência Social de Braço do Norte realizou na quinta-feira, 14, a 8ª Conferência Municipal de Assistência Social, que teve como tema central ‘Avançar na consolidação do Sistema Único de Assistência Social (Suas) com a valorização dos trabalhadores e a qualificação da gestão, dos serviços, programas, projetos e benefícios’.

Os trabalhos iniciaram com duas atrações culturais, desenvolvidas através da Secretaria de Assistência Social. Os alunos da Asacad apresentaram a peça teatral ‘Faça bonito, faça bem feito’ e o grupo de dança Renascer da 3ª Idade apresentou a coreografia ‘Can Can’. Trabalhos manuais realizados pelos alunos do Peti e pelo grupo de geração de trabalho e renda também foram expostos.

Em seguida, os servidores da Assistência Social realizaram um painel de apresentações dos serviços da rede socioassistencial do município e do resultado das 23 pré-conferências realizadas com cerca de 500 usuários da Assistência Social e trabalhadores do Suas. “Braço do Norte conta com 21 programas oferecidos pela Secretaria de Assistência Social. Além disso, são investidos cerca de 5% da arrecadação na secretaria”, lembrou o prefeito Vânio Uliano, que participou da conferência.

A manhã seguiu com palestra da doutora e assistente social Darlene de Moraes Silveira. Os grupos de trabalho iniciam após o intervalo para almoço, com os eixos estratégias para a estruturação da gestão do trabalho no Suas, reordenamento e qualificação dos serviços socioassistenciais, fortalecimento da participação e do controle social e a centralidade do Suas na erradiação da extrema pobreza no Brasil. Em seguida houve a plenária de deliberações, eleição dos oito delegados que representarão o município na conferencia estadual e apresentação e votação de moções. “Tivemos muitas propostas interessantes durante as deliberações. Estas propostas serão encaminhadas para a conferência estadual”, explica a secretária de Assistência Social, Francisca Leonel da Silva, a Quinha.

De acordo com Quinha, a conferência teve a presença de 295 participantes, entre eles a primeira dama, Nicéia Voss Uliano, o vice-prefeito Valberto Wiggers Michels, a esposa do vice-prefeito, Raquel Ribeiro Michels, a vereadora Maria da Silva Kulkamp, representado os vereadores do município e os secretários municipais da Administração, Edenilson Niehues, da Educação, Rosane Alberton Cunha, representando a secretária Cristini Kuerten Maia, da Família, Otília Meurer Dandolini e a chefe de gabinete, Jaqueline Oenning Niehues, além de usuários, servidores e participantes ligados a Secretaria de Assistência Social.