Braço do Norte comemora seus 60 anos
Abençoado com um belíssimo dia de sol, Braço do Norte comemorou oficialmente neste sábado, seus 60 anos de emancipação político-administrativa, datada em 22 de outubro.
A manhã começou com a abertura oficial que contou com a presença das autoridades, entre elas o prefeito Ademir Matos e a primeira dama, Zalene Niehues Matos, além do deputado Estadual José Nei Ascari, vereadores e secretários municipais.
Após a apresentação do hino de Braço do Norte, pelo coral da Escola Municipal Atílio Ghisi, os alunos da Asacad declamaram o poema: A vida é feita de escolhas. Com a presença das autoridades, foram apresentados os candidatos a prefeito mirim, que discursaram ao público presente apresentando suas propostas de governo. Os candidatos foram: Douglas dos Santos Petry, do 4º ano da Escola João Batista da Silva; Natália da Silva Martins, 5ºano da Escola Matilde Niehues Philipi; Kaio Baggio, 5º ano da Escola Atílio Ghisi e Erick Jerônimo Rodrigues, 3ºano da Escola Antônio Rohden.
As comemorações foram marcadas por belas apresentações culturais, entre elas dois shows de dança promovidos pela Asacad e a performance dos músicos do projeto Construindo Sons, realizado pela administração municipal através do Cras, que emocionaram os público presente.
As 10horas aconteceu o lançamento oficial do Selo Postal Braço do Norte 60 anos, realizado pelos Correios. Na oportunidade, estive presente o gerente regional, Marciano da Silva Vieira, que apresentou o carimbo postal dos 60 anos.
Em seguida, foram homenageados todos os ex-prefeitos que estiveram à frente do Município nestes 60 anos, com um quadro do selo comemorativo. Os prefeitos em memória tiverem suas homenagens entregues aos familiares. Na oportunidade se fez presente o ex-prefeito, Wilson Westphal, que administrou Braço do Norte de 1970 à 1973. “É uma grande honra receber esta homenagem. Quando fui prefeito, tínhamos 12 mil habitantes, hoje, mais de 30 mil. A cidade cresce e fica mais bonita a cada dia, comprovando o que sempre soubemos, que Braço do Norte é formada por um povo trabalhador e empreendedor”, discursou Westphal em nome dos homenageados.
Para a escolha do prefeito mirim, os candidatos voltaram ao palco principal e por aclamação foi eleito o jovem Erick Jerônimo Rodrigues, do 3ºano da Escola Antônio Rohden. O prefeito mirim ganhou um Tablet e passará uma tarde com o prefeito Ademir Matos, participando de todas as ações do período.
Com o tema: Braço do Norte, 60 anos de história, alunos da rede pública e da rede particular participaram de um concurso de redação que premiou com um Tablet cada, os alunos Ademir Carlos Alves Júnior da Escola Municipal, Atílio Ghisi, e a aluna, Ana Clara Marques Sibert, do Radiar Centro Educacional.
Para ficar na história
Exatamente das 11h30min de sábado, a administração municipal e a Associação Braçonortese de Letras – Abrale, realizaram a solenidade de enterramento da Cápsula do Tempo de Braço do Norte. Contendo mensagens para o futuro, coletadas durante os últimos meses, entre entidades, escolas, meios de comunicação, entre outros, a Capsula do Tempo foi enterrada na Praça Padre Roher de onde será retirada apenas há exatos 40 anos, nas comemorações do centenário de Braço do Norte.
A iniciativa da Secretaria de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Econômico e da Abrale pretende levar a conhecimento das gerações futuras, recados, mensagens e histórias contadas pelos seus cidadãos, que presenciaram acontecimentos e que viveram em Braço do Norte neste período.
Além do enterramento da capsula, foram entregues dois quadros contendo as suas chaves. Um desses quadros ficará no gabinete do prefeito de Braço do Norte e outra, permanecerá aos cuidados do presidente da Abrale.
As comemorações dos 60 anos de Braço do Norte encerraram de forma histórica e será lembrada por gerações. Além de toda a programação, crianças que estiveram na Praça Padre Roher puderam se divertir com brinquedos infláveis, enquanto seus pais conheceram um pouco mais dos trabalhos realizados pela Secretaria da Família e outros parceiros do evento. “Foi uma manhã muito agradável e que mostrou com muita criatividade as belezas e potencialidades de nosso município. Nesses 60 anos, Braço do Norte tem escrito uma bela história”, completou o prefeito Ademir Matos.