Dengue: todas as casas devem ser visitadas em BN
A administração municipal, através da Secretaria de Saúde pretende visitar todos os domicílios de Braço do Norte. A ação de combate a dengue e ao Zika Vírus foi decidida em reunião na tarde desta terça-feira.
A equipe da vigilância epidemiológica do Estado, juntamente com a Secretaria de Saúde, realizou um trabalho de preparação das Agentes de Saúde para o combate ao mosquito Aedes Aegypti. “Todas as casas devem receber a visitas das agentes e estas, agirão como fiscalizadoras e conscientizadoras no combate a epidemia”, explicou a secretária de Saúde, Francismari Rossi Lessa.
Segundo as representantes da vigilância, o combate a dengue é uma questão de hábito, que deve ser acrescentado à rotina semanal de todas as pessoas. Esta é a principal dificuldade enfrentada pelos órgãos no combate a dengue, convencer as pessoas da importância do seu papel em todo contexto.
Braço do Norte hoje conta com 100 armadilhas espalhadas e 19 pontos estratégicos, que são borracharias, cemitérios, e outros ambientes onde há concentração de agua parada. As agentes ainda foram esclarecidas sobre alguns questionamentos. “Muitas pessoas nos perguntam sobre poças, áreas de alagamentos e outras situações onde existe a água parada. É preciso deixar claro que, o mosquito da dengue não deposita seus ovos em poças e áreas de alagamentos, ele precisa de uma serie de outros fatores para ativar seus ovos, porque ele não os coloca diretamente da agua, e sim próximo a ela”, explica a coordenadora de zoonoses da Gerência de Saúde, Claudia Besaliete Ochs