Assinada ordem de serviço para construção da Estação de Tratamento de Braço do Norte

Em um ano onde o Saneamento Básico ganha o importante espaço de discussão através da Campanha da Fraternidade, Braço do Norte dá mais um importante passo em prol da qualidade de vida e saúde de seus cidadão. Na tarde desta terça-feira, 5, o Governador do Estado, Raimundo Mundo Colombo, juntamente com o presidente da Casan, Valter Gallina, e o prefeito Ademir Matos, além de outras autoridades, assinaram a ordem de serviço para o início da obra de construção da Estação de Tratamento de Braço do Norte.

A ordem de serviço prevê o fornecimento, montagem e instalação de uma Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) do tipo pré-fabricada, com capacidade para tratar uma vazão de até 40 litros por segundo. A Fast Indústria e Comércio, vencedora da licitação para execução do serviço, tem 12 meses para entrega da obra. O investimento de R$ 6 milhões foi viabilizado através do programa de saneamento desenvolvido com a AFD, a Agência Francesa de Desenvolvimento.

A ETE faz parte da primeira etapa do Sistema de Esgoto de Braço do Norte, que inclui o assentamento de, cerca de, 37 mil metros de rede de coletora, além de duas estações elevatórias e a execução de 2.230 ligações domiciliares. Os trabalhos começaram em setembro de 2014.

A obra completa vai beneficiar uma população de pouco mais de 10 mil habitantes, proporcionando a cobertura de, aproximadamente, 50% do município com coleta e tratamento de esgotos. O investimento total, incluída a ETE, rede e demais componentes do Sistema, é de R$ 23,6 milhões.

Na oportunidade o prefeito Ademir Matos ressaltou os importantes investimentos do Estado nas principais obras do Município e da importante parceria com a Casan. “Temos recebido o apoio de nossos líderes para caminhar Braço do Norte para uma nova era. Só temos a agradecer a todos pelo empenho e dedicação. Sem sombra de dúvida, esta obra, além de da sua grandiosidade reflete em uma condição impar para nossa saúde e qualidade de vida”.

O governado Raimundo Colombo destacou a importância da obra. “Sabemos que investir em saneamento é enfrentar grandes problemas, Já que a obra reflete e atrapalha o dia-a-dia de toda a cidade, além de resultar em outros problemas de infraestrutura. É preciso ter coragem e consciência de que investir em saneamento é cuidar das pessoas. Estamos levando nosso Estado a outros patamares com essa inciativa”, completou.

No Estado

O Sistema de Esgotamento Sanitário de Braço do Norte faz parte de uma vasta carteira obras de esgoto que o governo do Estado, através da Casan tem em andamento, que farão Santa Catarina deixar à incômoda 18ª posição no ranking nacional de cobertura de esgoto, alcançando o quarto lugar, até o final de 2018. São quase R$ 1,5 bilhão de recursos assegurados, que vão elevar de 19% para 49% a cobertura do Estado.