Gastronomia braçonortense será homenageada com a Festa do Porco Pizza

Gastronomia braçonortense será homenageada com a Festa do Porco Pizza

A cultura gastronômica de Braço do Norte será celebrada no dia 14 de outubro, sábado, durante a 1ª Festa do Porco Pizza. O evento, organizado pela ACCB – Regional Sul, faz parte das comemorações de 62 anos do município.

A Festa do Porco Pizza ocorrerá no pavilhão da Expovale, no Parque de Exposições Huberto Oenning, no bairro Represa, das 11 às 23h59min.

O valor do ingresso é R$ 60 e dá direito a comidas e bebidas liberadas durante o tempo de permanência no pavilhão.

De acordo com Ramon Beza, um dos organizadores das festividades de aniversário do município, ao todo 18 empresas estarão com estandes, à disposição dos visitantes, sendo dois laticínios (D’Nona, Extralat), quatro cervejarias (Biertal, Lohn Bier, Destroyer Beer e Strauss Beer), uma empresa de água (Águas Armazém (CSM)), uma empresa de refrigerantes (Água da Serra), uma empresa especializada em doces (Doce Paladar), seis frigoríficos (Frigorífico Braçonortense, Três Irmãos, Frigvan, Weber, Jane Alimentos e Roanna) e três pesque pagues (Pesque Pague Borgert, Bloemer e Tio Martinho).

Além disso, durante todo o dia, atrações musicais se revezarão no palco. A intenção, segundo a organização, é que a festa seja uma grande confraternização, expondo o que Braço do Norte e região tem de melhor na gastronomia.

Os ingressos estão à venda no site Minha Entrada (www.minhaentrada.com.br) ou com a comissão organizadora, também é possível adquirir na hora, ao valor de R$ 70. Não será permitida a saída do pavilhão onde ocorre o evento, o retorno será apenas mediante aquisição de novo ingresso. Crianças menores de 12 anos não terão acesso ao pavilhão.

 

Lei é sancionada

O prefeito, Beto Kuerten Marcelino, sancionou esta semana a Lei do Símbolo da Culinária Municipal, proposta pelo vereador Rafael Marcelino Borgert e aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores.

A Lei institui o Porco Pizza como símbolo da culinária municipal, além declarar outubro como o mês oficial para a celebração.

De acordo com Beto, o reconhecimento é justo, já que Braço do Norte é conhecido como o produtor da melhor carcaça Suína do Estado de Santa Catarina, é denominado, inclusive por Lei Federal, como a Capital Nacional do Gado Jersey, o que, sabidamente, torna o município uma reconhecida bacia leiteira que atende aos laticínios (produtores de queijo etc.) de toda região.

Além disso, o projeto é uma justa homenagem a todos os suinocultores, produtores de leite, frigoríficos e laticínios de Braço do Norte. “Muitas pessoas comentam que sentem falta da realização da Schweinfest e sabendo que da junção de principais produtos agrícolas da nossa terra, o suíno e o leite, do qual deriva o queijo, nasceu um prato culinário único, símbolo de confraternizações da comunidade local, que é o Porco Pizza, já que o município ainda não tinha nenhum prato gastronômico típico estabelecido em lei, achamos importante a sanção”, comentou.

Beto aproveitou a oportunidade para agradecer a ACCB – Regional Sul pela realização da Festa do Porco Pizza, que faz parte das festividades do município e deverá entrar para o calendário de festas de outubro de Santa Catarina. “Estamos à disposição e dando total apoio para que este seja mais um evento de sucesso. A parceria entre administração municipal e ACCB está consolidada há muitos anos, com a realização da Feagro, por exemplo”, encerrou.