Unidades de Saúde de Braço do Norte têm novos horários de funcionamento
Unidades de Saúde de Braço do Norte têm novos horários de funcionamento
Uma das grandes reivindicações da população em relação a Secretaria da Saúde foi atendida: as Unidades de Saúde de Braço do Norte passam a atender em novos horários, padronizados, a partir desta semana.
Os ESFs dos bairros Floresta, Lado da União, Nossa Senhora de Fátima, Rio Bonito, São Basílio, São Francisco de Assis e Travessão funcionarão das 7 às 16 horas, sem fechar ao meio dia. Já os ESFs que compõe o interior, Pinheiral, São José e São Maurício, funcionam em horários especiais. O de Pinheiral será das 12 às 18 horas, do São José será nas segundas, quartas e sextas das 11 às 17 horas, terças das 7 às 13 horas e quintas das 7 às 17 horas. Já no São Maurício nas segundas, terças, quartas e quintas o atendimento é das 11 às 17 horas e nas sextas das 8 às 14 horas.
O PAM funcionará das 7 às 13 horas, o Caps das 8 às 17 horas e a Clínica Materno Infantil (CMI) das 7 às 18 horas sem fechar ao meio dia.
De acordo com o prefeito, Beto Kuerten Marcelino, não há necessidade de a população formar filas. “Todos serão atendidos. A população não precisa ir mais cedo para pegar fila, quem não for atendido no mesmo dia poderá agendar para atendimento na mesma semana. Pedimos paciência, pois sabemos que a demanda é grande, mas garantimos que todos aqueles que procurarem os postos de saúde são atendidos”, garantiu.
Uma reunião na tarde desta segunda-feira, 5, entre o prefeito Beto, o vice-prefeito Ronaldo Fornazza, o chefe de Gabinete, Ramon Beza, o secretário da Saúde, Sérgio Arent e a coordenadora dos ESFs, Rejane Defreyn Nazário Cândido, definiu alguns parâmetros para a continuidade dos trabalhos.
Conforme o Sérgio Arent, secretário da Saúde, Braço do Norte é um dos poucos municípios da região que conta com dois médicos por ESF, são 14 profissionais para oito unidades (o Travessão e o interior contam como apenas um). Destes 14, 10 atuam pelo Programa Mais Médicos e quatro são contratados pela Prefeitura através de Processo Seletivo ou Concurso.
Para o secretário, a padronização dos horários, que já estava planejada desde fevereiro, visa dar celeridade ao funcionamento das unidades.
Também nesta tarde foi confirmado o recurso de R$ 300 mil para a realização da segunda etapa do Programa A Fila Anda, que em 2017 recebeu investimento de R$ 170 mil, limpando a fila de espera de 446 exames e procedimentos médicos, que estavam pendentes desde 2015.