Criança Letrada: kit fortalecerá a alfabetização na rede municipal de ensino de Braço do Norte

Um estudo realizado pelo Ministério da Educação (MEC), divulgado no ano passado, revelou que sete em cada 10 alunos do ensino médio têm nível insuficiente em português e matemática. Em Braço do Norte, professores dos quintos anos também identificaram alguns alunos com dificuldades na aprendizagem.

Para que essa não seja a realidade do município, a Prefeitura de Braço do Norte, através a Secretaria de Educação implantará na rede municipal de ensino o projeto Criança Letrada, um novo modelo de aprendizagem.
O projeto Criança Letrada, é um kit de apostilas, agenda e livros complementares, material do professor e pastas que será entregue para cerca de mil crianças de Pré 1 e Pré 2 da educação infantil e 1º ano do ensino fundamental.
A ideia, de acordo com o prefeito Beto Kuerten Marcelino, é fortalecer o ensino básico, dando maior qualidade de ensino para as crianças e adolescentes da rede municipal. “Foi uma estratégia da nossa equipe da Secretaria da Educação, que é conduzida pelas secretárias Claudinéia e Nívea, para aprimorar ainda mais a nossa Educação, trazendo qualidade no ensino, qualificação aos professores e tranquilidade aos pais”, comentou. Além disso, é neste período da vida que é formada a personalidade da pessoa.
A secretária de Educação, Claudinéia Niehues, explica que a intenção é iniciar pelos prés (1 e 2) e 1º, que são os anos de alfabetização e depois expandir para outras séries. “O material é de excelente qualidade. Esperamos poder implantar gradativamente. Temos certeza que os professores também vão gostar, pois poderão trabalhar todo o conteúdo exigido de maneira criativa”. Já os alunos de zero a três anos recebem estímulos diversos preparando para o processo de alfabetização.
Para apresentar o projeto Criança Letrada aos pais dos alunos de Pré 1, Pré 2 e 1º ano da rede municipal, será realizado um Encontro de Pais no dia 2 de abril, terça-feira, às 19h30min, no Clube Cruzeiro. A noite, exclusiva para pais e mães, também contará com um conversa com o coach Kairam Cabral.