Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente certifica estabelecimento no SIM

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Braço do Norte certificou na tarde de quarta-feira (11), o primeiro estabelecimento que se adequou às normas exigidas pelo município no Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

Segundo o veterinário da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Leandro Zanatta, o SIM de Braço do Norte foi criado através da Lei Municipal Nº 1.610 que tem como objetivo a fiscalização dos produtos de origem animal e vegetal, sendo que os produtos finais a que se refere esta Lei só poderão ser comercializados no município Braço do Norte. “Queremos salientar que o SIM foi uma reivindicação dos próprios supermercados que nos pediram para realizar o Serviço de Inspeção Sanitária justamente para evitar que durante uma fiscalização da vigilância sanitária, por exemplo, os produtos que por ventura estiverem expostos sem o carimbo da inspeção estadual sejam recolhidos, causando dessa forma um prejuízo ao estabelecimento. Com a implantação do SIM o comerciante poderá comprar, por exemplo, 100 quilos de carne de um frigorífico e vendê-lo fracionado, ou seja, em pequenas porções desde que essa mercadoria seja comercializada dentro do município conforme prevê a Lei”, explica o veterinário. Ele informa que os interessados em se certificar devem procurar a secretaria.

Já o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Adir Angel, confirma a importância da certificação dos estabelecimentos para garantir a qualidade dos produtos vendidos. “Existe um conhecido dito popular que diz que a saúde entra pela boca. Apesar de simples e de representar apenas uma parcela do que entendemos por saúde nos dias de hoje, não deixa de ser um importante ponto de reflexão”.

Para ele, devemos ter a convicção de que hoje em dia a saúde é um conceito global que envolve desde o ambiente onde o ser humano vive, passando por bem estar, condição física, assistência básica de saúde e outros itens. “Também podemos afirmar que através de uma alimentação saudável e de qualidade, a pessoa pode tanto ter um incremento de imunidade e resistência, como pode, pelo contrário, contrair doenças, que vão de uma simples infecção bacteriana até perigosas viroses, além de outras tantas. Portanto, cabe a nós como administração publica criar mecanismos para garantir a qualidade dos produtos vendidos no município. Certificar os estabelecimentos no SIM é um deles”, finaliza Adir.

Confira a relação dos documentos exigidos para a implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

*Oficializar o pedido do SIM por escrito para a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Braço do Norte.

*Exame de água do estabelecimento.

*Carteira de saúde dos funcionários.

*Registro dos produtos dos quais vão ser fabricados ou manipulados.

*Anotação de RT.

*Inscrição da empresa no CRMV-SC.

*Alvará sanitário.

*Alvará de funcionamento.

*Cópia do contrato social.

*Liberação da Fundação do Meio Ambiente (Fatma).

*Planta baixa da estrutura física.