Braço do Norte vai intensificar ações contra a dengue

Braço do Norte registrou ontem, quarta-feira, 28, seu quarto caso confirmado de dengue, sendo dois autóctones e dois importados. Contraíram a doença: um homem de 20 anos do bairro Nossa Senhora de Fátima, uma mulher de 69 anos do bairro Floresta, um homem de 57 anos do Centro, e uma mulher de 30 anos do bairro Floresta. Os quatro estão sendo acompanhados pela Vigilância Epidemiológica e passam bem.

Uma mulher de 30 anos, que está entre os suspeitos que aguardam a confirmação do Laboratório Central de Santa Catarina (Lacen), também está hospitalizada.

Até o momento, em 2024, foram 85 casos notificados, 57 descartados, 24 em investigação e 18 focos de Aedes Aegypti localizados pela equipe da Vigilância em Endemias da Secretaria Municipal de Saúde.

Braço do Norte já consta na lista de municípios infestados pelo mosquito de acordo com o Decreto de Situação de Emergência do Governo do Estado de Santa Catarina.

O prefeito, Beto Kuerten Marcelino, solicitou a reunião de uma equipe para a organização de ações para minimizar os danos. Além das campanhas que já são realizadas periodicamente no Município, a Prefeitura vai intensificar as limpezas nos locais públicos, os trabalhos de conscientização e orientação elaborando um folder com informações, fortalecer as informações de prevenção nas escolas, oferecer um link de acesso nas redes sociais da Prefeitura para esclarecer sobre a doença, proliferação do mosquito e prevenção, aumentar as vistorias e notificações e, também, está sendo estudada a possibilidade de realização de um Dia D Contra a Dengue, com a presença do exército.

Conforme o secretário de Saúde, Sergio Arent, a dengue só poderá ser erradicada com a conscientização da população, que deve retirar os pratinhos dos vasos de plantas ou enchê-los com areia, guardar as garrafas PET e de vidro viradas para baixo e lave diariamente o prato de ração e a vasilha de água dos seus bichinhos, descartar o lixo, eliminando tudo o que pode acumular água, retirar a água dos pneus e abrigá-los da chuva e fechar completamente as caixas d’água, as cisternas e os poços, além de realizar a manutenção das piscinas utilizando produtos químicos apropriados.

O contato para denúncias é o 99937-1536.

Em caso de sintomas como dor abdominal intensa e contínua, sangramento no nariz, boca ou outros sangramentos, tontura ao mudar de posição, diminuição do volume da urina, vômitos frequentes ou com sangue, agitação ou muita sonolência e suor frio, o paciente deve procurar a unidade de saúde mais próxima e evitar a automedicação.