Braço do Norte está presente no Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de Ciência, Tecnologia e Inovação

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Braço do Norte, Murilo Bitencourt, está em Florianópolis, hoje (24), onde participa do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de Ciência, Tecnologia e Inovação. Esta é a reunião regional Sul e o encontro tem como tema “Inovação e Sustentabilidade”.

O evento objetiva retomar a articulação dos municípios da região Sul com o estabelecimento de estratégias comuns de parcerias e apoio mútuo; incentivar a estruturação de núcleos de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) nos municípios; promover a integração das políticas governamentais nos níveis municipal, estadual e nacional; e divulgar as políticas nacional e estaduais de CT&I, especialmente o Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional (PACTI).

Segundo Carlos Roberto De Rolt, secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável, de Florianópolis, o evento possibilitará a integração entre os municípios que possuem a iniciativa de empreender o desenvolvimento econômico sustentável fundamentado na inovação. Para o secretário Murilo Bitencourt, eventos dessa natureza ampliam o conhecimento dos agentes públicos. “A gente sai de eventos assim sempre muito mais atualizado e cheio de idéias. Contatos com pessoas de grande conhecimento é imprescindível. Espero poder levar para casa ensinamentos que possa botar em prática”, avaliou Murilo.

O encontro reúne várias autoridades nacionais, entre elas, do secretário executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Luis Antonio Elias; o prefeito de Florianópolis, Dario Berger; e o diretor científico da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc), César Zucco.

O Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) foi criado em 2001, em Vitória/ES, com o objetivo de organizar, capacitar e articular as secretarias municipais envolvidas com a área de ciência e tecnologia, visando intensificar a participação dos municípios na definição e na execução das políticas estaduais e nacional da área, articulando-as e integrando-as.

Assessoria de Imprensa – PMBN