Programa A Fila Anda zera fila de espera de procedimentos da Saúde de Braço do Norte

Cerca de 700 pessoas compareceram ao Ginásio de Esportes Atílio Ghisi, no bairro Nossa Senhora de Fátima, para participar do programa inovador da Saúde de Braço do Norte, A Fila Anda, que tem por objetivo zerar as filas de exames e cirurgias. Alguns procedimentos estavam represados desde 2015 e 2016. Já outros estavam na fila de espera há 120 dias, já que o programa foi lançado em 2017 realizando quase 450 procedimentos, também represados de anos anteriores.

De acordo com o secretário de Saúde, Sérgio Fernando Domingos Arent, a novidade desta edição é a inclusão das cirurgias de otorrinolaringologia e ortopedia, que não foram realizadas na primeira edição. “O período de execução das cirurgias e exames será entre setembro e dezembro de 2018”, comentou.
Este ano, 687 pacientes serão atendidos com 676 procedimentos, sendo eles: cirurgias de otorrinolaringologia e ortopedia, na espera desde 2015, ressonância magnética, cateterismo cardíaco, cintilografias, eco cardiografia transtorácica, teste hergométrico, holter 24 horas, endoscopias, colonoscopias, tomografias, eco doppler venoso de MMII e carótidas, com no máximo 120 dias de espera.
Para Beto, o programa é de extrema importância para a Saúde de Braço do Norte. “Esta é mais uma prova de que a administração municipal está buscando formas inovadoras, pioneiras, para melhorar a saúde de nossa população. Zerar a fila de cirurgias e exames é respeito com a população e com o dinheiro público”, disse. “Também quero agradecer a todos os envolvidos para que este seja um programa de sucesso, principalmente aos servidores que estão dedicando seu tempo ao inovador programa A Fila Anda”. Ele também agradeceu a parceria do Hospital Santa Teresinha (HST), onde serão realizadas a maior parte dos procedimentos.
O vice-prefeito, Ronaldo Fornazza, também agradeceu o empenho da equipe e destacou a importância de se realizar o mutirão para o agendamento. “São quase 700 pessoas aqui hoje para o agendamento das consultas, imaginem vocês todas elas dentro da Secretaria de Saúde, então, quero parabenizar em nome do Sérgio e da Roberta, toda equipe que se dedicou para fazer a entrega de forma organizada”, encerrou.

Terceira etapa garantida

Beto aproveitou a oportunidade para anunciar que já há verba assegurada para a realização da terceira etapa no ano que vem, se necessário. O valor, que virá através de emenda parlamentar, será de R$ 500 mil.
O prefeito comemorou a novidade. “Claro que seria melhor que não houvessem filas de exames e cirurgias, mas agora temos a certeza de que, se isso acontecer, temos verba garantida para deixar nossa população com seus procedimentos de saúde em dia”, finalizou.