CMDCA de BN realiza capacitação para a rede de atendimento de crianças e adolescentes

O Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (CMDCA) de Braço do Norte realiza nesta quinta-feira, 27, e na sexta-feira, 28, a partir das 8 horas, no auditório da Apae de Braço do Norte, uma capacitação para a rede de atendimento às crianças e aos adolescentes.

O primeiro dia de evento, que contará com a participação do palestrante Roberto Fuck de Almeida, de Porto Alegre, inicia com a contextualização do Conselho Tutelar como órgão da administração pública municipal: funcionamento e atribuições. Em seguida será abordado o Sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes: o trabalho em rede. Também serão pautas os Serviços de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes e a garantia do direito à convivência familiar e comunitária. O dia encerra com o tema Cras, Creas, Assistência Social: competências e atribuições. A cada tema apresentado será realizado um debate.
Já o segundo dia inicia com a A violência contra crianças e adolescentes: um olhar de cuidado e proteção. O segundo tema do dia será sobre direitos trabalhistas dos conselheiros tutelares. A evasão escolar: medidas a serem tomadas pelas unidades escolares e pelo Conselho Tutelar será o terceiro tema do dia. A tarde começa com a Requisição, modelos e rotinas administrativas do Conselho Tutelar e a capacitação encerra com a Lei nº 13.431/2017: escuta especializada e o sistema de garantias de direitos e o fluxograma de atendimento às violências.