Cespi será apresentado em Brasília

O Cespi – Centro de Educação em Saúde de Práticas Integrativas da Secretaria de Saúde de Braço do Norte foi selecionado para ser apresentado durante o Congresso Nacional de Secretários da Saúde, que acontece em Brasília.

O projeto pioneiro, é realizado através de uma ação conjunta entre a Secretaria Municipal de Sáude, Conselho Municipal de Saúde, Nasf e a Casa dos Voluntários, mantenedora do Centro de Valorização da Vida (CVV) e das Pastorais da Saúde e da Criança.
A intenção do Cespi, é estimular os serviços voluntários e o envolvimento da comunidade na gestão e na valorização do conhecimento popular. “Esta é mais uma das estratégias inovadoras da nossa Secretaria Municipal de Saúde. Que, com certeza tem um impacto muito positivo na saúde da população. Estamos realmente muito felizes por saber que Braço do Norte será um exemplo de boas práticas na capital federal. Também não posso deixar de agradecer e reconhecer a equipe, formada por funcionários e, principalmente, por voluntários que disponibilizam seu tempo e se dedicam de coração a este maravilhoso projeto”, comentou o prefeito Beto Kuerten Marcelino.
Conforme o secretário de Saúde, Sérgio Fernando Domingos Arent, que esteve no congresso catarinense acompanhado das voluntárias Laila Cristina Kindermam Martins e Jandira Miriam Wagner Rogério, o Cespi, que conta com mais de 100 voluntários, tem por objetivo ajudar o paciente a melhorar a qualidade de vida e chegar ao seu ponto máximo de equilíbrio físico, emocional e energético. Ele atua no controle do processo de saúde e doença da população de maneira alternativa através de atividades como Tai Chi Chuan, Reiki, Grupo de Constelação Familiar, Curso de introdução à Medicina Tradicional Chinesa para as enfermeiras dos ESFs, Terapia da Alegria, massoterapia, acupuntura, ventosa, aurículoterapia, moxaterapia, palestra escutatória, aulas para voluntários de yoga, Perder é Vencer, curso de fitoterapia, grupo de tabagismo, grupo de ginástica cerebral, grupo de shantala, cuidados com hortas e plantas medicinais, meditação coletiva, Centro de Valorização da Vida (CVV), palestra Você Pode Curar Sua Vida (PNL) e pastorais da Criança e da Saúde.