Município faz apelo contra a poda inadequada de árvores

A poda inadequada de árvores feitas por moradores passou a gerar preocupação entre os técnicos responsáveis pelo serviço no município. É que nos últimos dias, a quantidade de árvores que tiveram seus galhos decepados inadequadamente, cresceu. Segundo o secretário de Planejamento André Leandro Richter, que presenciou alguns servidores da prefeitura recolhendo galhos e folhas, inicialmente ele pensou que o serviço estava sendo feito pela Secretaria de Obras, mas descobriu que não. “Procurei o secretário Moisés (Nazário) para falar sobre isso e ele me disse que, na verdade, são os moradores que andam cortando as árvores e não os funcionários da Agricultura”, relatou André Leandro.

O secretário de Planejamento conclama a população para que não faça a poda de árvores que estão em locais públicos sem a orientação técnica ou auxílio da prefeitura. “Há árvores que não precisam ser podadas todos os anos, se não elas podem morrer de uma só vez ou morrem aos poucos. Mesmo as que necessitam ser podadas, há uma técnica para isso. Não pode ser feita da maneira que a pessoa bem entende”, justifica André.

O secretário lembra que num passado recente houve críticas da sociedade pela forma radical com vinha sendo feita a poda de algumas árvores na cidade. O secretário chamou a atenção para outro aspecto. Plantar árvores no passeio ou em outro local público não dá o direito a quem as plantou de podá-las quando e da maneira que ele bem quer. “É comum o morador se sentir o dono das árvores que plantou em frente à sua casa, mas não é. Essas árvores passam a ser públicas. Se não fosse assim, se uma árvore dessas cair em cima de um carro e danificar, o dono do carro deveria procurar o ressarcimento junto ao morador que plantou, não junto ao município, que é o que normalmente acontece”, diz.

Os interessados em fazer a poda de árvores devem procurar primeiro a prefeitura. O secretário adiantou que também vai procurar a Cerbranorte, que costuma fazer a poda de árvores oferecem risco à rede elétrica, para que proceda ao serviço dentro das técnicas recomendadas.