Conferência das Cidades discute desenvolvimento urbano

Representantes dos municípios integrantes das três SDRs da região da Amurel se reuniram hoje à tarde, em Tubarão, na 4ª Conferência Regional das Cidades. Para representar Braço do Norte, o prefeito Vânio Uliano designou o secretário de Governo e Cidadania, André Leandro Richter, e a servidora Tatiane Pessoa Souza, engenheira civil da mesma secretaria. Além das prefeituras, participaram representantes de entidades civis, como sindicatos, cooperativas e ONGs.

O lema da Conferência foi “Cidades para todos e todas com gestão democrática, participativa e controle social” e o tema “Avanços, dificuldades e desafios na implementação da política de desenvolvimento urbano”. Vanderlei da Silva e Márcia Azevedo, gerentes regionais da CEF foram os primeiros palestrantes do evento. Eles falaram sobre as relações entre os programas governamentais – como PAC e Minha Casa, Minha Vida – e a política de desenvolvimento urbano. Esclareceram algumas dúvidas dos participantes e se dispuseram a atender, em outra ocasião, a quem necessitar, em função da complexidade dos assuntos que envolvem as políticas governamentais e de desenvolvimento urbano.

A segunda palestra foi de Rodrigo Althoff, professor e coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unisul. Ele falou sobre “os avanços, dificuldades e desafios na implementação da política de desenvolvimento urbano”. Rodrigo fez uma retrospectiva histórica e cronológica dos problemas relacionados ao desenvolvimento urbano desde a idade média.

Após essas duas palestras o grupo de participantes foi dividido em quatro, e o debate passou a ser feito por eixos temáticos: 1) Criação e implementação de conselhos das cidades, planos, fundos e seus conselhos gestores nos níveis federal, estadual, municipal e no Distrito Federal; 2) Aplicação do estatuto da cidade e dos planos diretores e a efetivação da função social da propriedade do solo urbano; 3) Integração da política urbana no território: 4) Política fundiária, mobilidade e acessibilidade urbana, habitação e saneamento. “Construir uma política de desenvolvimento urbano é um desafio para todos nós. É uma tarefa muito difícil, mas temos que ser persistentes, criativos, inteligentes e, sobretudo, informados. Eventos assim são passos que caminhamos rumo a uma política nacional”, diz o secretário André Leandro.

A Conferência aconteceu no Centro de Treinamento de Tubarão – Cetuba, da Epagri.

Assessoria de Imprensa – PMBN