Carreta Odontosesc realizará três mil consultas em dois meses

Cerca de três mil consultas serão realizadas durante o período em que a carreta Odontosesc estará em Braço do Norte. A abertura oficial do programa, uma parceria entre a Prefeitura de Braço do Norte e o Serviço Social do Comércio (Sesc), ocorreu na manhã de sexta-feira, 13, na Praça Padre Röer. Ao todo serão realizadas 64 consultas por dia, em quatro cadeiras odontológicas.

Conforme o prefeito, Beto Kuerten Marcelino, a ação é pioneira no município. “A unidade móvel Odontosesc, que oferecerá atendimento odontológico e desenvolverá ações educativas para promover a melhoria da qualidade de vida da população e irá zerar as filas da Saúde Bucal do município, tanto de ESFs quanto do CEO”, comentou.

A carreta Odontosesc funcionará até o dia 20 de junho, de segunda à sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. Serão efetuados procedimentos odontológicos de periodontia (profilaxia, raspagem de tártaro), remoção de lesões de cárie, restaurações, endodontia (tratamentos de canal), cirurgias e extrações dentárias. Não serão efetuados procedimentos de ortodontia, implantes e próteses, plásticas e enxertos gengivais.

O secretário da Saúde, Sérgio Fernando Domingos Arent, lembrou que as unidades de saúde continuarão o atendimento normalmente e que a carreta é um serviço a mais para auxiliar no atendimento já realizado no município.

Conforme o coordenador de Saúde Bucal da Secretaria da Saúde de Braço do Norte, Werynton Boneli, e o chefe de Gabinete, Ramon Beza, que realizaram a parte burocrática da Prefeitura, ela fornecerá os recursos humanos necessários disponibilizando quatro cirurgiões dentistas, três auxiliares de saúde bucal e duas recepcionistas. Já o Sesc vai fornecer a carreta carregada com quatro cadeiras odontológicas e todo o material de consumo necessário. O agendamento será efetuado no próprio local.

Também participaram da cerimônia o gerente regional do Sesc, José Eduardo Fernandes de Oliveira, o presidente da Cerbranorte, Antônio José da Silva, o Toninho, o presidente do Siscob, Wilson Manoel Althoff, coordenadora do Ciaca, Marlise da Silva Nazário Elizeu, a coordenadora da Asacad, Rosilei Nazário e seus alunos e alunos e professores da Escola Professor Antônio Rodhen.